quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Treino no dia de S.Matinho

Em dia de S. Martinho, que este ano foi a uma Quarta-Feira dia de treino portanto, os jogadores do G.D.L.S. que iriam comparecer ao treino teriam a "missão" de levar pelo menos 1/4Kg de castanhas, para que depois do treino fisico se passasse ao treino social ;)...e assim foi, após breves considerações e elações sobre o jogo do passado Sábado (que culminou com a Vitória da nossa equipa por 2-1) tivemos um início de treino pautado por exercícios físicos sem bola, depois passamos á fase da "peladinha" bem disputada e a acabar num empate a 3 bolas.

Mas ainda havia a última parte, que estava reservada para um jantar que tinha como ementa arroz de pato (que estava excelente) castanhas fritas (para muitos uma novidade) e assadas, regadas com uma boa água pé.

O dia de S. Martinho foi aproveitado para um bom convívio que teve por base a cada vez mais união da equipa.

E por que é que se festeja o dia de S.Martinho??



"Numa noite fria e chuvosa de Inverno, às portas de uma localidade de França chamada Amiens, talvez no ano de 338, Martinho (soldado do exército Romano) ia a cavalo quando viu um homem quase sem roupa no corpo, com um ar miserável, que lhe pediu uma esmola. Como Martinho não levava consigo qualquer moeda, cortou a sua capa ao meio e, num gesto de ternura, entregou metade ao mendigo para que este se pudesse agasalhar.

Reza a lenda que o mendigo seria o próprio Jesus e que, depois de ter recebido metade da capa de São Martinho, a chuva parou imediatamente e os raios de sol começaram a aparecer por entre as nuvens (Daí o Verão de S.Martinho).

Os festejos em honra de São Martinho estão relacionados com o cultivo da terra, previsões do ano agrícola, festas e canções desejando abundância e, nos países vinícolas do Sul da Europa, com o vinho novo e a água pé."



Fica aqui uma breve resenha histórica sobre esta lenda, e é caso para pedir a S.Martinho que nos deseje abundância .....de golos e vitórias :)

2 comentários:

  1. Treino de ontem, 5 estrelas :)

    O mister apertou bem conosco, até o Sr. Laranjeira, correu 5 voltas ao campo ahahaha

    Depois veio o jantar, arroz de pato, estava divinal, numca tinha comido :) e no fim as castanhas, assadas, fritas..

    Numca tinha comido castanhas fritas, sao brutais, adorei :D

    Força Soneguense :D

    Rui Gamito

    ResponderEliminar
  2. rui sabes como é a sonega...um abraço amigo.. luis cruz...e boa sorte pa voces... :P

    ResponderEliminar